Digite aqui o nome do Medicamento

POLICOSANOL


Ações terapêuticas.

Hipolipemiante.
Propriedades.
O policosanol é um produto natural extraído da cana-de-açúcar (Saccharum afficinarum) composto por uma mistura de vários álcoois alifáticos superiores (1-otacosanol, 1-tetracosanol, 1-nonacosanol, 1-dotricosanol etc.), que desenvolve um efeito hipocolesterolêmico ao inibir a biossíntese hepática do colesterol e aumentar o catabolismo do colesterol-LDL, o qual reduz os índices aterogênicos de colesterol total/LDL/HDL. O policosanol mostra uma rápida absorção digestiva (11%), depois de sua administração oral, e aos 30 minutos detectam-se níveis plasmáticos máximos de radioatividade. A eliminação é fecal e somente 15% são excretados pela urina.
Indicações.
Hipercolesterolemias tipos IIa e IIb.
Posologia.
A dose média aconselhada é de 5 mg por dia, administrados preferentemente junto com o jantar. Se depois de 4 a 6 semanas não forem obtidos os resultados desejados, deve-se duplicar a dose: 5 mg com o almoço e 5 mg com o jantar. Alguns pacientes com hipercolesterolemias refratárias requerem 15 mg diários (10 mg com o almoço e 5 mg com o jantar). Em todos os pacientes deve-se seguir uma dieta hipocolesterolemiante padrão durante o tratamento medicamentoso.
Efeitos secundários.
Por origem natural, o policosanol é bem tolerado e somente em forma ocasional foram informados efeitos indesejáveis de caráter leve e transitório (cefaleia, tonturas, sonolência, nervosismo, dispepsia, constipação, astenia).
Interações.
Devido aos efeitos antitrombóticos-anti-isquêmicos foram estudadas as possíveis interações com anticoagulantes orais, ácido acetilsalicílico e heparina sem que fossem evidenciadas modificações nos diferentes parâmetros humorais (tempos de sangria e coagulação, atividade fibrinolítica, agregação plaquetária). Antagonismos e antidotismos. Desconhecem-se.
Contraindicações.
Hipersensibilidade a qualquer componente do fármaco. Apesar de nos estudos pré-clínicos toxicológicos (mutagênese, teratogênese, carcinogênese, embriotoxicidade) não terem sido registradas alterações, não é recomendável seu emprego durante a gravidez e a lactação. Não foi estabelecida sua inocuidade em crianças. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...